Manipulação de dados através de fake news

A disseminação do acesso à internet, acompanhada pelo desenvolvimento tecnológico, modificou os meios de interação da sociedade, desconstruindo barreiras geográficas e aproximando pessoas de diversos lugares do mundo.

O acesso à internet aumentou a quantidade de dados disponíveis na internet, ante a possibilidade do compartilhamento pessoal de opiniões, imagens, informações e conhecimentos, gerando influências sobre opiniões e decisões.

Grandes jornais e revistas já apresentam a forma digital, publicados em seus sites e podcasts, informando as pessoas por meio eletrônico, possibilitando que qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, possa ter acesso a essas informações.

A influência das pessoas em relação ao conteúdo que consomem na internet é relevante ao ponto de ter criado novas carreiras, dos digital influencers, que expõe sua opinião e sua imagem, fazendo resenhas e dando a opinião sobre assuntos, produtos e serviços, influenciando o consumo das pessoas, movimentando ativamente a economia.

Porém esse poder de influência também pode ser utilizado para manipular opiniões ou decisões a favor ou desfavor de alguém. Normalmente ocorrem através das fake news, que apresentam histórias com contexto ou conteúdo falso com o objetivo de beneficiar ou prejudicar alguém, podendo manipular ou influenciar a decisão de investidores, governos, empresas e pessoas.

No contexto atual, o fenômeno as fake news tem sido muito utilizado para manipulação e influência política, conferindo credibilidade, alterando fatos, denegrindo a imagem de políticos e familiares, criando um cenário de descredibilidade na política, afetando a decisão de investidores e governos, causando diversos prejuízos econômicos, financeiros, sanitários e políticos a população.

As fake news nem sempre são histórias inteiramente falsas. Podem ser histórias com o contexto real, mas o conteúdo falso, ou histórias com o contexto falso, mas o conteúdo real. Ao pesquisar a veracidade da “notícia”, deverão ser levados em consideração o contexto e o critério, para que o verdadeiro cenário possa ser apurado e estudado pelo leitor.

São utilizadas como forma de dar crédito ou descreditar algo ou alguém, justificar ou negar a práticas de ilícitos, descredibilizar investigações, ou até mesmo, para gerar uma grande quantidade de “notícias” para praticar algo que não tem interesse em ser noticiado.

Assim, evidente a importância em conter a disseminação de fake news e investigar os responsáveis, assegurando o acesso às informações verídicas, fatos e notícias, para que as decisões e opiniões possam ser formadas de forma clara e objetiva, sem a manipulação dos responsáveis em atender apenas certos interesses.

Portanto, devemos sempre conferir a fonte da informação, o contexto político atual, verificar a veracidade do conteúdo antes de darmos credibilidade a um assunto, para que a decisão possa ser independente das intenções dos disseminadores de fake news.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *